Sobre

Esta é a versão em português do site “The 50 Million Missing Campaign” (A campanha das 50 milhões de desaparecidas).

Coordenadora do site: Nicole Rodrigues

Nós convidamos as pessoas que tiverem interessadas em colaborar com a tradução  (do inglês para o português) de um ou mais artigos de um dos nossos blogs a entrarem em contato conosco. Cada tradutor voluntário será devidamente citado e apresentado através de um mini-biografia e de um link de acesso para o seu respectivo site pessoal ou perfil em rede social.

A campanha das 50 milhões de desaparecidas foi fundada em dezembro de 2006 pela escritora e ativista de gênero Rita Banerji. Trata-se de uma extensa campanha internacional online e sem apoio financeiro, que existe graças ao esforço de voluntários dedicados, cujo propósito é impulsionar de modo contínuo a conscientização sobre o genocídio de meninas e mulheres na Índia, assim como incentivar ações que promovam mudanças.

Comitê Fundador, Conselho Consultivo e Organizações Associadas

Colaboradores da campanha

Uma visão geral da campanha

Cobertura da imprensa sobre a campanha

Informações básicas e pesquisa

Gender Bytes – um blog com posts semanais sobre uma série de tópicos relacionados ao genocídio feminino. Colaborações enviadas por indivíduos ou instituições são bem-vindas.

Tópicos de discussão – nós temos mais de 170 tópicos de discussão na nossa página do Flickr, que se tornou uma valiosa plataforma de informação sobre questões relacionadas a esta causa e cujo objetivo é despertar o interesse das pessoas por essa campanha. O nosso fórum é aberto e o acesso é completamente livre. Qualquer pessoa pode abrir um novo tópico de discussão, publicar uma pergunta, uma notícia, um aviso, um comentário ou um link sobre assuntos diretamente relacionados à campanha das 50 milhões desaparecidas.

Galeria virtual de fotografias – pode ser encontrada no Flickr e conta com o apoio de mais de 2300 fotógrafos e artistas do mundo inteiro, que contribuíram com cerca de 16000 fotos de garotas e mulheres indianas. Esta galeria é um memorial online sobre o genocídio feminino. É uma mensagem visual que busca abrir os nossos olhos para o fato de que rostos como esses foram deliberadamente eliminados da população indiana. O poster que apresenta o rosto da campanha é o resultado do trabalho em parceria de três colaboradores da nossa galeria. Essas fotografias também são utilizadas em nossos posts no blog Gender Bytes, e servirão de base para exibições de fotografias de temas específicos.  Veja, por exemplo, essas duas exibições: “A cidade das viúvas” e “As mulheres e a água“.

Apoio – A nossa campanha funciona sem qualquer suporte financeiro, mas quando alguém nos oferece esse tipo de ajuda, nós facilitamos o processo recorrendo a outras organizações e profissionais (advogados e consultores jurídicos). Quando tomamos conhecimento sobre um caso grave e nenhuma organização parece estar interessada em agir, como, por exemplo, no caso de Roopa, nós recorremos ao público e pedimos que as doações sejam feitas diretamente à pessoa necessitada ou à sua família. [Roopa é uma jovem que foi vítima de uma tentativa de morte por dote por parte da família do seu marido que a forçou a beber ácido. O seu estado de saúde era grave e ela precisava de cuidados médicos e procedimentos cirúrgicos urgentemente.]  No fórum da nossa galeria nós também postamos alguns dos casos nos quais ainda estamos trabalhando, como o caso da Mitu (cuja família do marido tentou forçá-la a abortar as filhas gêmeas) e da Anshu (que foi morta por dote 45 dias após o seu casamento). Esses tópicos de discussão constituem um fórum de apoio público às vítimas e permitem que os nossos colaboradores mantenham-se atualizados sobre o progresso desses casos. Além de garantir o compartilhamento de informações e incentivar outras mulheres que estejam em situações parecidas, mas que em consequência das normas culturais estabelecidas escolhem permanecer caladas.

A guerra contra o dote – O pagamento do dote é o alvo desta campanha. É na nossa página no Facebook que nós postamos informações relacionadas a crimes derivados desse costume: casos, projetos e iniciativas tomadas por pessoas ao redor do mundo que se juntaram a nós nessa “guerra”.

Petição Global

Causas – É neste tópico que postamos informações atualizadas sobre as atividades da campanha, mobilizações sociais para ajudar vítimas, e  anunciamos os nossos pedidos de ajuda.  Nós convidamos todos vocês a apoiarem a causa!

Gender Survey (Pesquisa de gênero) – Esse é um projeto que está em andamento (o projeto piloto foi conduzido em 2009) e que se baseia em um questionário elaborado para avaliar o nível de conscientização em relação a questões de gênero, relacionamentos de gênero e a formação de gênero em diferentes regiões da Índia, através da avaliação de estudos em outros países. Essa pesquisa nos auxilia na definição e aperfeiçoamento dos métodos e metas da campanha.

Gender Links  – Um blog dedicado à igualdade de gêneros, criado para complementar a nossa campanha; atualizado semanalmente com a publicação de links de acesso a informações de diversos países. Nós consideramos o genocídio feminino a mais deplorável consequência da desigualdade entre gêneros, e atribuímos a sua existência ao fracasso da comunidade internacional em estabelecer e assegurar que a mulher seja vista como um membro igualmente importante na  sociedade.

Twitter

Círculo dos amigos – Os novos posts dos blogs Gender Bytes e Gender Links são compartilhados nessa página, em primeira mão, imediatamente após serem publicados.

Vozes da Campanha – Nós estamos sempre à procura de voluntários interessados em apresentar palestras sobre a campanha em suas cidades. Os nossos grupos alvos são estudantes do ensino médio, universitários e membros de grupos defensores dos direitos das mulheres e direitos humanos. Nós também incentivamos a criação de vídeos em diferentes idiomas a serem postados no U-tube.

O site oficial em outros idiomas – Nós convidamos aqueles que estiverem interessados em colaborar ou coordenar versões do nosso site em outros idiomas a entrarem em contato conosco (email: campanha50mmport@gmail.com)

AS 5 PRINCIPAIS METAS DA CAMPANHA SÃO:

1. Tornar pública a dimensão dessa tragédia. A nossa pesquisa indicou que, apesar de existir um conhecimento geral sobre o genocídio, o público está extremamente desinformado sobre o tamanho real dessa crise, e tem negado a existência da mesma.

2. Interceder para que essa eliminação em massa de um gênero específico seja reconhecida internacionalmente como “genocídio” de acordo com a Convenção sobre Atos de Genocídio da Declaração Universal dos Direitos Humanos assinada em 1948.

3. Promover uma ação conjunta eficaz, responsável e baseada em resultados a serem acatadas pelo governo, pela polícia e pelo corpo judiciário, no que se refere a leis voltadas para a punição de crimes de feticídio, infanticídio, dote e mortes por dote.

4. Fazer com que o governo da Índia se comprometa a estabelecer um prazo para a contenção do genocídio feminino e para a normalização da proporção entre homens e mulheres no país.

5. Despertar a consciência e a responsabilidade moral do público pela existência desse genocídio global, e encorajar a comunidade a unir forças para corrigir essa injustiça e garantir mudanças.

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    Sobre

    Uma campanha global para acabar com o genocídio feminino na Índia. Ao longo de 3 gerações mais de 50 milhões de mulheres foram eliminadas da população indiana através de práticas como o feticídio feminino, infanticídio, inanição intencionalmente provocada e assassinatos relacionados ao dote. Esse é o maior e o mais atual genocídio da história da humanidade, e está ocorrendo em toda a Índia, independente de classe social ou econômica, educação, religião ou comunidade. A única maneira de impedir esse genocídio é reforçar as leis que já existem e que determinam a punição do feticídio e do dote. Por favor, assine a mobilização social global que exige que o governo tome as medidas necessárias. Para tanto basta assinar a nossa petição.

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